9 COISAS ESSENCIAIS QUE TODO O BLOG PRECISA DE TER

12 junho, 2018

Hi, Girl! 

Se estás a ler esta publicação, provavelmente já tens um blog ou estás a pensar criar um. Muitos parabéns! No entanto deves estar um pouco confusa sobre o que é essencial ter num blog. E o primeiro e o mais importante é: amor! Sim, amor pela escrita, amor pelos temas que queres abordar, amor por partilhares com o mundo tudo o que mais gostas. Sem isto, nem vale a pena começares. E digo isto, porque ter um blog não é pera doce como muitos pensam. Gastar uma horinha a escrever algumas palavras, colocar uma foto qualquer a embelezar o post e já está feito. Não! Exige muita dedicação, esforço e acima de tudo muita persistência para o conseguires fazer crescer.
Se queres abraçar um projeto assim, então este post é para ti.

Fiz uma pequena lista de 9 coisas que acho que acredito serem fundamentais teres na "estrutura"do teu blog. Podem ser coisas básicas para alguns, mas lembro-me muito bem quando era muito verde neste mundo dos blogs, não dar muita importância a estas pequenas coisas, que anos depois revelaram-se ser fundamentais para para que o meu blog desse um pulo e crescesse muito mais. Esta dicas vão no sentido de se querer profissionalizar mais o blog. Se queres que o teu blog seja apenas o teu "refugio" não leves estas dicas tão a sério. Escreve o que te vem na alma e diverte-te!



9 COISAS ESSENCIAIS QUE TODO O BLOG PRECISA DE TER:

1- Identidade Visual
Se queres que o teu blog seja reconhecido, tens de ter uma identidade visual própria. Ou seja, o blog deve ser a tua cara. Para isso, precisas de criar um blog único e diferente (o mais possível) dos outros blogs. Como deves saber, o universo de blogs está demasiado saturado. No entanto, não é motivo para desistires. Para contornares isso, tens de ter um bom template, que seja dinâmico, fácil de navegar, intuitivo e que seja a tua cara. Podes sempre apostar em templates já feitos. Há uma grande variedade deles pela net, mas se quiseres comprar um, aconselho-te a loja etsy. Ah, e nunca te esqueças os "olhos também comem" e um template bonito, agradável, com boas fotos, fideliza muito mais o leitor do que um blog mal estruturado, confuso e demasiado colorido. Podes até escrever bem e ter publicações muito boas, mas se o leitor não engraçar instantaneamente com o visual do teu blog, ele acabará por nem ler o que escreveste. É um pouco triste, mas até aqui a primeira impressão é a que fica!

2- Barra de Pesquisa
Um barra de pesquisa é uma das coisas que todo o blog deveria ter. O leitor não gosta de gastar muito tempo a procurar na imensidão de posts, sobre aquele tema que mais o cativa. Por este motivo, todo o blog deve possuir uma barra de pesquisa bem visível, para que quando o leitor entre no blog, consiga aceder rapidamente ao conteúdo que pretende. Nunca te esqueças: Leitor satisfeito, é leitor fidelizado.

3- Fácil de Navegar
O blog deve ser intuitivo e fácil de navegar. Ou seja, o leitor deve ter facilidade em encontrar e selecionar os assuntos que mais lhe interessam. Para isso, deves ter um "menu" bem construído, com  os temas principais que abordas no teu blog organizados por categorias, bem como, os subtemas por baixo delas. Desta forma, acho que fica muito mais fácil ao leitor permanecer mais tempo e consumir mais conteúdos do blog. Isso é ótimo para diminuir a taxa de rejeições do google analytics e aumentar mais as visualização e o tempo médio de permanência no blog. E acredita, quando uma marca te pedir o teu mídia kit, são esses valores que por vezes fazem a diferença e vão ditar se a marca X vai querer trabalhar contigo ou não.

4- Página "Acerca de mim"
O leitor é curioso por natureza. Se gostou do conteúdo, vai querer saber mais sobre quem o criou. Não negligencies esta página. Se reparares bem, é a segunda mais lida do teu blog a seguir à pagina principal. É nela que o leitor vai conhecer-te melhor e talvez identificar-se contigo e com a tua história. Confesso que não é fácil escrevermos algo sobre nós. Eu mesmo tive imensa dificuldade para fazer uma, mas conta um pouquinho sobre ti, sobre a tua história e principalmente o porquê de teres começado o teu blog.

5- Contactos
É fundamental num blog ter uma página de contactos. Imagina que uma marca gostou imenso do teu blog e vê em ti uma boa oportunidade de colaboração. Tens de ter algum meio onde a marca te possa contactar. Preferencialmente um email. Não esperes que as marcas entrem em contacto contigo pelas redes sociais, porque a grande maioria não o faz. Precisas de ter um email e caso queiras o teu blog com uma cara mais profissional, o teu email de contacto não deverá ser o pessoal. Lazer é lazer, trabalho é trabalho. Separa as águas.

6- Redes Sociais bem visíveis
Se queremos leitores regulares, devemos aproveitar as redes sociais para isso. É nelas que fazemos a divulgação das nossas publicações e é através delas que trazemos novos leitores para o blog. Os icons das redes sociais, na minha opinião, devem estar em vários lugares do blog: menu, sidebar e rodapé. Aqui segue-se a regra: o que não é visto, não é lembrado. E por isso, as redes sociais devem estar bem visíveis em qualquer parte da estrutura do blog. As chances de seres seguido, aumentam muito mais.

7- Publicações relacionadas
Aqui reside grande parte do sucesso. Se queres deixar o teu leitor a consumir conteúdo atrás de conteúdo, tens de ter "publicações relacionadas" em baixo do teu post. Isto despertará a curiosidade do leitor e fará com que ele permaneça mais tempo no teu blog. E como já disse em cima, mais tempo é sinonimo de melhores números no google analytics. Se ainda tens poucos visitantes, o que é normal porque ainda estás no inicio, tens de arranjar estratégias para conseguires melhorares os teus números no analytics. E uma das maneiras que passa mais despercebida é teres as ditas" publicações relacionadas" no fim do post.

8- Botões para partilhar
É das coisas mais importantes num blog. Se o leitor gostou, de certeza que vai querer partilhar. Põe-te na pele de um dos teus leitores. Leu a publicação toda, adorou e achou super útil e vai querer partilhar com mais pessoas. Mas não tem como o fazer, porque o blog não possui botões para partilhar. O que vai acontecer? O público novo que poderia aceder e conhecer o blog, nunca vai ter a oportunidade de o fazer, porque não vai ter conhecimento da publicação, e o leitor vai ficar desiludido porque não conseguiu partilhar aquele conteúdo que achou muito útil.

9- Ter uma lista de emails
Esta foi uma das últimas coisas que adicionei ao meu blog. Nunca liguei muito e sempre acreditei que não faria diferença nenhuma. Erro meu! E dos grandes! Construir uma lista de email é das coisas mais vantajosas para um blog, muito mais que o gadget dos seguidores. Quantos seguidores te seguem no blogger e depois nunca mais ouves falar deles? E ai perdes esse leitor e as futuras visualizações que ele te iria dar. Agora se ele tiver na tua lista de emails, o contacto com o teu blog vai ser muito mais direto e fácil. Não é por acaso que no mundo dos blogs, as newsletter têm ganho cada vez mais peso na divulgação dos conteúdos, bem como, nas estratégias de marketing.
Se quiseres pertencer à família Game on, Beauty! não te esqueças de subscrever o blog aqui em baixo.




Espero que esta publicação te tenha ajudado a não cometeres os mesmos erros que eu cometi quando era iniciante. São coisas bem simples, mas que juntas, ajudam imenso ao crescimento de um blog.
Se gostaste e achaste útil, partilha e ajuda o blog a crescer :)

25 comentários

  1. Obrigada pela partilha das dicas, existem ainda muitas coisas em que tenho de trabalhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida! Fico feliz por ter ajudado :)
      Um beijinho*

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obrigada Catarina :)
      Um beijinho*

      Eliminar
  3. Um post bastante útil! Adorei! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Gostei bastante do post, super fundamental para quem está a iniciar um blog ou pensa em criar um.

    welovecr.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Dicas valiosas para quem quer ter um blog, cada ponto faz um blog se tornar relevante. Amei as dicas!

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  6. Vou adicionar a lista de e-mails no meu blog, achava que não ia fazer diferença
    Adorei as dicas ❤
    www.blogsereiando.com

    ResponderEliminar
  7. Ótimas dicas! Acho que vou adotar a última de que falaste! :)
    Um beijinho,
    Beauty and Fashion | Instagram

    ResponderEliminar
  8. Um post com muitas dicas valiosas. O primeiro é mesmo muito importante! O meu blog começou a ter mais visitas de que eu investi na identidade visual do meu blog.
    Tenho ponderado criar uma lista de e-mails para o meu blog, achava que não fazia diferença, mas agora estou a começar a pensar o contrário.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  9. Todas as dicas são maravilhosas e super importantes! Arrasou ♥
    Beijos
    No mundo da Lari ♥

    ResponderEliminar
  10. Ótimas dicas. É sempre bom aprender algo para melhorar o blog.
    Beijinhos!

    galerafashion.com

    ResponderEliminar
  11. Que informações maravilhosas.
    Ótimas dicas!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Muito obrigado, querida :D

    Acho as tuas dicas fundamentais, sem dúvida alguma :D

    NEW TIPS POST | KONJAC SPONGES: THE NATURAL WAY TO CLEAN YOUR FACE. :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  13. This is so helpful in creating a great blog from the start.

    www.fashionradi.com

    ResponderEliminar
  14. Definitivamente ainda tenho muito em que trabalhar xD
    Adorei o post, achei extremamente útil!

    Um beijinho,
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  15. Concordo, esses itens tem que ter nos blogs! ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  16. Oi, Andreia! tudo bem?
    Adorei o post! Já tenho o blog há quase três anos, mas agora que estou pensando em profissionalizar ele, já trabalhei na parte do layout e da identidade visual, mas depois desse post percebi que eu estava me esquecendo de coisa como a página sobre mim ou como colocar postagens relacionadas no final do post. Obrigado pelas dicas! Bjss
    https://thedesencantada.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. ah bem bacana esse post, boas dicas pra td mundo que tem blog!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  18. gostei das dicas, percebi que não tenho os posts relacionados nem os botões para partilhar.

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  19. Concordo plenamente contigo! A questão do email também é algo à qual também só aderi à pouquinho tempo e a qual tenho que pensar seriamente em melhorar. :D
    Beijinhos, www.thefancycats.pt

    ResponderEliminar
  20. Boas dicas! ^^ espero conseguir pôr em prática um dia!

    ResponderEliminar
  21. Hello, só há uma que não acho que é assim tão essencial, a lista de e-mails. Aliás, com a questão do RGPD até pode é dar muito que falar. Mas adorei o post!
    Beijinho*

    ResponderEliminar

ATENÇÃO:
- Qualquer dúvida ou questão será respondida directamente no post! Clique em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Obrigada pela visita, pelo comentário e por todo o carinho!! ❤

Latest Instagrams

© My Bunny Land - Cruelty-Free Beauty Blog. Design by FCD.