Cruelty-Free e Vegan são a mesma coisa? Descobre o significado real de cada um!

10 setembro, 2018

My Buuny Land- Cruelty-Free Beauty Blog

Hey, Bunnies! Como estão?

Como vocês já puderam se aperceber pela imagem, o tema do post vai ser sobre algo que ainda faz muita confusão à maioria das pessoas. E digo isto, porque ainda há um grande desconhecimento por parte da população sobre estes dois termos: beleza cruelty-free e beleza vegana. Muitos não sabem o que significam, outros confundem ambos, enquanto outros acham que são a mesma coisa. Infelizmente ainda são temas pouco abordados e pouco falados, sendo que a grande maioria das pessoas não sabe o significado real de cada um. No entanto, ambos têm a mesma finalidade - acabar com o sofrimento animal. Enquanto o termo cruelty-free é mais especifico, o termo vegano é muito mais amplo e engloba muitas mais coisas.

Parece confuso, mas não se assustem :)

Quando falamos no termo cruelty-free, queremos referir única e exclusivamente que o produto não foi testado em animais! Como já devem ter lido aqui pelo blog, milhares de animais (cães, gatos, coelhos, ratos, macacos...) são sacrificados, torturados e mortos em nome da beleza. Em certos países é um padrão comum e faz parte das suas leis. Ou seja, qualquer produto que seja comercializado nesses países, tem de ser testado em animais para que se possa comprovar a sua segurança para os humanos. Resumindo, um produto de beleza cruelty-free = produto não testado em animais.

Já quando falamos em produto vegano, quer dizer que aquele produto é isento de ingredientes animais na sua composição (mel, lanolina, carmim, etc..). No entanto, quero referir uma coisa bastante importante. Por norma, só se pode considerar um produto totalmente vegano (100% vegano), quando ele não resulta da exploração animal, através dos seus ingredientes, bem como, da sua utilização em testes em laboratório. Ou seja, quando referimos o termo vegano num produto de beleza é porque ele foi formulado com consciência ambiental, humanidade para com os animais e sempre a pensar no nosso planeta. A consciência vegana, boicota toda e qualquer exploração animal, sendo que um produto totalmente vegano tem obrigatoriamente de ser cruelty-free!

Mas o que tem vindo a acontecer não é bem isso. Com o crescente interesse por parte das pessoas em adquirir produtos mais naturais e amigos dos animais, tem vindo a despertar nas marcas, um desejo de produzir novos produtos rotulados como "produtos veganos". Mas a realidade não é bem essa. Estão a ser lançados muito "produtos veganos" por marcas que nem cruelty-free são! Lembro-me agora das novas máscaras de cabelo de uma marca muito conhecida pela maioria de vocês, que são todas xpto, com quase 100% de ingredientes naturais e rotuladas como veganas. Agora digam-me, como é que essa máscara de cabelo pode ser considerada vegana, se a marca que a cria, comercializa em países cuja leis obrigam à realização de testes em animais, como é o caso da China?

Tenham em atenção a esta nova onda de produtos veganos, por marcas que não são cruelty-free. Não se deixem enganar por rótulos bonitos e por números expressivos nas embalagens. Podem não ter qualquer ingrediente de origem animal, mas não podem nunca ser considerados produtos veganos, quando a empresa que os cria, corrobora com estas práticas hediondas, como é o caso dos testes em animais.

Em baixo, deixei um esquema bem explicativo sobre a definição de cada termo. Deixei também os logos certificados que devem procurar sempre nas embalagens dos produtos, para que tenham a garantia de estarem a comprar algo seguro e que não resultou em nenhum sofrimento animal.

Espero que vos ajude!
My Buuny Land- Cruelty-Free Beauty Blog

3 comentários

  1. Infelizmente até existem marcas a comercializar produtos como CF quando nem sequer o são.

    Beijinhos,
    Yellow Rain

    ResponderEliminar
  2. Ótimo saber eu sempre procurava o simbolo rosa, quero muito banir os produtos testados em animais da minha vida.
    Beijinhos ;*

    Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta

    ResponderEliminar
  3. Post muito explicativo! Eu não sabia da diferença, muito ouço falar em cruelty-free mas não sobre veganos.

    Beijinhos

    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderEliminar

ATENÇÃO:
- Qualquer dúvida ou questão será respondida directamente no post! Clique em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Obrigada pela visita, pelo comentário e por todo o carinho!! ❤