10 erros que provavelmente comete ao lavar o cabelo!

31 janeiro, 2019

My Bunny Land

Lavar o cabelo pode parecer uma tarefa simples e que não requer grandes cuidados, mas não se engane! Não é assim tão simples como colocar o champô, massajar e já está. Há todo um conjunto de pequenos erros que a grande maioria das mulheres comete na hora de lavar o cabelo e nem se apercebe o quanto prejudicial pode ser para o cabelo.

Eu própria confesso que já cometi alguns desses erros e provavelmente você também. Se quer saber quais são e como corrigi-los, fique atenta aos passos que vou enumerar de seguida.

My Bunny Land
1 - Escolher mal o champô

Este é daqueles erros básicos, que pode parecer de principiante. Mas há ainda quem não saiba escolher o champô correto para o seu tipo de cabelo, acabando por danificá-lo. Quer tenha cabelo seco, oleoso, com ou sem química, encaracolado ou liso, tem de ter atenção às necessidades e características dele. Eu recomendo sempre champôs sem sulfatos agressivos (técnica do Low Poo), pois são mais delicados para os fios. O ideal mesmo era usar sem sulfato nenhum.

2- Aplicar o champô de forma errada

O champô deve ser colocado em poucas quantidades, repartido por todo o couro cabeludo. Atenção que a finalidade do champô é apenas limpar o couro cabeludo, onde se acumulam a oleosidade e a sujidade. Nunca colocar o champô diretamente no comprimento. Para quem não sabe, o champô tem a finalidade de abrir as cutículas para conseguir limpar bem a oleosidade dentro dos fios. Se vamos colocar no comprimento onde o cabelo é naturalmente mais seco, vamos estar a ressequi-lo ainda mais. 
A maneira correta é lavar o couro cabeludo e deixar correr naturalmente o champô para as pontas. Não se esqueça, a maior oleosidade do cabelo não se encontra no comprimento. Basta um pouco da espuma do champô para retirar o resto da sujidade.

Outro erro muito comum que acontece, é limpar o couro cabeludo com as unhas e com muita agressividade. Isso só prejudica o couro cabeludo e os folículos capilares. A massagem deve ser sempre feita com a pontas dos dedos, de forma leve, como se estivesse a acariciar o couro cabeludo. Para além de limpar, vai estimular desta maneira a circulação sanguínea, favorecendo o crescimento e saúde do fios.

3-  Colocar o condicionador na raiz

Se faz isso pare! É muito prejudicial para o curo cabeludo, principalmente para quem tem a raiz muito oleosa. Ao contrário do champô, o condicionador tem a finalidade de fechar as cutículas, o que vai acabar por entupir os folículos, causando caspa, mais oleosidade e queda do cabelo. O condicionador deve ser passado apenas no comprimento dos fios. Para isso, retire o máximo de água possível do cabelo e aplique o condicionador. Desta forma a sua ação vai ser potencializada pois não existe a barreira da água. Confesso, que este era um dos meus erros. Com a pressa, acabava por passar o condicionador, sem escorrer a água do cabelo. Resultado: a ação do condicionador era muito pouca.

4- Torcer o cabelo para tirar a água

Erro muito cometido por mulheres de cabelo comprido. Quem nunca caiu na tentação de torcer o cabelo como se fosse um pano de cozinha? Eu tinha muito essa mania, até que percebi como isso fragilizava os fios. A maneira correta é ir apertando suavemente o comprimento do cabelo e deixar a água ir escorrendo.

5-  Esfregar o cabelo com a toalha para secar.

Este é daqueles erros que danificam imenso os cabelos. Ao esfregar o cabelo com uma toalha, estamos a criar muito atrito nos fios, levando à sua quebra. Cabelo molhado é mais frágil, por isso é importante saber como o secar. O ideal é ir apertando suavemente com uma toalha macia. Nunca esfregar! 
Outro conselho que costumo dar é nunca enrolar a toalha à cabeça, porque isso também fragiliza muito os fios. Para absorver o excesso de água e reduzir o frizz, aconselho sempre a usar um pano microfibras ou então uma peça de algodão, por ser um tecido mais gentil.

6- Utilizar água muito quente

Água muito quente além de irritar o couro cabelo, provoca a abertura das cutículas, deixando o cabelo seco, sem brilho e ressequido. Para além disso, promove mais oleosidade na raiz dos fios porque as glândulas sudoríparas ficam mais ativas. Experimente passar água morna a fria no cabelo, no fim do banho e veja o brilho que fica no cabelo. Dica de amiga!

7- Lavar o cabelo todos os dias

Ao lavar o cabelo todos os dias irá remover a proteção natural do seu cabelo, danificando-o imenso. Ele pode ficar muito fraco e até quebradiço. O ideal é lavar o cabelo dia sim, dia não, ou a cada 3/4 dias consoante o seu tipo de cabelo. Cabelo cacheado ou crespo não deve ser lavado com tanta frequência, comparado com um cabelo mais oleoso. Vai tudo do bom senso de cada um ver o período ideal. Já nos cabelos com raiz mais oleosa, a pessoa tende a lavar todos os dias, mas isso só provocará mais oleosidade no couro cabeludo, pois ao retirar todos os dias a proteção natural dos fios, irá obrigar o organismos a produzir mais. E este mecanismo funciona como uma bola de neve. Quanto mais oleosidade se retira, mais o couro cabeludo produz! Um bom SOS é o uso dos champôs secos. Se quiserem que faça um post sobre as formas de diminuir a oleosidade nos cabelos oleosos, digam-me aqui em baixo!

8- Não hidratar o cabelo frequentemente

Com a correria do dia a dia, muitas de nós esquece-se de hidratar o cabelo. A verdade é esta! Mas este passo é muito importante para um cabelo hidratado, sedoso e bonito. E torna-se mais importante caso o seu cabelo passe por processos químicos como as colorações. Neste caso aconselho sempre a seguir um cronograma capilar. Os processos químicos como as colorações, alisamentos e agressões diárias facilitam a perda da massa capilar e consequentemente a perda da hidratação do fio.

9- Desembaraçar o cabelo sem qualquer produto

Este é um erro que muitas mulheres cometem. Sair do banho e escovar logo o cabelo, sem colocar um creme de pentear, é um erro! Cabelo molhado é mais frágil e por isso necessita de um creme de pentear para diminuir o atrito entre os fios e a escova, e assim facilitar o processo de desembaraçamento.  

10- Não lavar a escova de cabelo frequentemente

Deve ser feita uma higienização regular da escova de pentear. Não se pode esquecer, que a utiliza todos os dias para escovar o cabelo, ficando acumulados entre os dentes, toda a sujidade, oleosidade, e bactérias existente nos cabelos. Lave a sua escova com água quente e champô 1x por semana.

Espero que tenha gostado destas dicas!
Até ao próximo post.
Kiss, Kiss**

11 comentários

  1. Atualmente tenho mais cuidado com o meu cabelo, mas admito que já cometi alguns desses erros!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  2. Cometo alguns desses erros :p

    https://quase-italiana.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Realmente são dicas indispensáveis!
    Um bejinho,
    Beauty and Fashion | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Acho que o da toalha é quase erro geral.

    https://www.sonhamasrealiza.pt/

    ResponderEliminar
  5. Eu cometo o erro de sempre lavar na água quente,não consigo me desprender disso.
    beijos
    http://blogcarolarruda.blogspot.com
    @blogcarolarruda

    ResponderEliminar
  6. Por acaso nunca ponho o amaciador na raiz porque fico sempre com a impressão que fica super oleoso!!

    Novo post: https://abpmartinsdreamwithme.blogspot.com/2019/02/ootd-96-street-style-chic.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  7. OMG!!!
    Torcer o cabelo pra tirar a água, certeza que todo mundo faz!

    Beijo ❤

    http://raianarodrigues.com

    ResponderEliminar
  8. Meu erro é tomar banho quente sempre :(

    ResponderEliminar
  9. Achei um post muito útil, eu cometo alguns erros mas com esta informação já irei ter mais cuidado

    Beijinhos

    https://omundodapequeninaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Acho que o único erro que cometo é mesmo o da toalha! Adorei o post!

    Beijinhos,
    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Belas dicas princesa, adorei o post :D
    Beijinho *

    https://w-m-mind.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar

ATENÇÃO:
- Qualquer dúvida ou questão será respondida directamente no post! Clique em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Obrigada pela visita, pelo comentário e por todo o carinho!! ❤